Quem sou eu

Minha foto
Prefiro ser essa METÁFORA ambulante.

sábado, 10 de março de 2012

A força das palavras.


Nesses últimos meses estamos sentindo a força que as palavras possuem. É uma força assustadora e encantadora ao mesmo tempo! Palavras modificam pensamentos, contextos, nos dão ideias, nos emocionam, nos fortalecem, nos machucam, nos dão fé, nos entristecem, nos fazem abrir um largo sorriso... Pena que nem todo mundo sabe usá-las corretamente. O que estamos querendo dizer com corretamente? É que muitos aproveitam o dom da palavra para ludibriar (achamos essa palavra tão bonita, mas que infeliz significado), não estamos aqui falando em gramática. Admiro quem tem o dom da palavra e a utiliza para fazer os outros mais felizes. Cabeça pensante e coração inquieto são apenas iniciantes nessa bela arte de escrever e dialogar abertamente. Sempre tivemos medo de pronunciar muitas (ou algumas) palavras, pelo simples fato de não querermos nos deixar em evidência (medo de exposição - que interessante, heim?!). Escrever agora é nosso... Dom? Hum... Não, apenas gostamos bastante. Falar... Ainda temos muito o que aprender. Falar exige um esforço maior para a gente, o cara a cara ainda assusta e cremos que para alguns a melhor resposta seja nosso silêncio (falado para quem sabe ler nosso olhar e, realmente, nos conhece). Mas, a comunicação é fundamental! A sinceridade! O "jogo" aberto! Não agir com má fé, não fazer o outro perder a fé, não usar as palavras para entregar um mundo para alguém e depois com palavras ásperas e injustas "roubar-lhes" o que foi ofertado aparentemente de bom grado. 


Cabeça pensante e coração inquieto são de uma teimosia incrível e não perdemos a fé nas pessoas, no discurso de algumas devido ao conflito que geram, sim. Como diz Vitor Pi em sua música "Versos Negros"... "Palavras têm força demais, mudam até de sentido. Se transportadas para outro contexto adquirem negativas cargas...". Então, vamos utilizar as palavras com mais clareza, mais amabilidade, menos engodo. Que fique claro: cabeça pensante e coração inquieto gostam e utilizam metáforas, não mentiras! Verdades devem ser ditas quando necessário for, assumidas também, com elegância, maturidade, com a intenção de ajudar a quem não enxerga a verdade ou não a admite e sai machucando quem está ao seu redor disparando palavras ríspidas e injustas. Cabeça pensante e coração inquieto não tem maldade e só querem usar as palavras para proporcionar felicidade e bem estar ao próximo. 


"Responder a uma ofensa com palavras más, é o mesmo que querer limpar alguma coisa suja com lama". (Juan Luis Vives) - Elegância meus caros leitores... Elegância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário